Recebi de um amigo uma notícia inacreditável: um canadense conseguiu trocar um clipe de papel por uma casa. Logicamente, ninguém trocaria uma casa por um simples clipe, o que esse esperto canadense fez foi realizar trocas aonde, no final, conseguiu chegar à casa.O clipe de papel foi trocado por uma caneta com forma de peixe. A caneta foi trocada por uma maçaneta de porta com desenho especial, a maçaneta por um fogareiro de acampamento e o fogareiro por um gerador. Dessa forma, ele foi trocando e trocando até chegar à uma casa na cidade de Kipling, Canadá.
01) Quando Ló precisou decidir para aonde deveria morar. Ele não consultou a Deus, antes escolheu o lugar usando seus olhos naturais (Gn 13:10-11). Ele trocou o conselho de Deus pelo seu próprio conselho.
02) Ao escolher o lugar aonde moraria, Ló foi “armando suas tendas até Sodoma” e passou a conviver com pessoas más e grandes pecadores contra o Senhor (Gn 13: 12-13). Ló trocou a comunhão entre os santos (separou-se de Abraão) pelo convívio com incrédulos.
03) Ló não apenas passou a conviver com os sodomitas como se tornou um influente morador assentando-se à porta da cidade (Gn 19:1). Ló preferiu o prestígio e o reconhecimento do mundo às bênçãos celestiais.
01) Ló não tinha autoridade entre os sodomitas, ao contrário, quando foi conversar com os homens da cidade, ele foi acusado de “querer ser juiz em tudo”.(Gn 19:9). Ou seja, ele era tido por chato e “santinho” demais.
02) Ló não tinha autoridade entre seus parentes. Seus genros escarneceram dele e não acreditaram quando ele os avisou da destruição que viria (Gn 19:14).
03) Ló não tinha paz: “porque Ló pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles” (II Pe 2:8). Lá no seu intimo, Ló sabia que aquele não era o seu lugar. Chama-me a atenção a expressão “cada dia”. Ao armar suas tendas até chegar em Sodoma, Ló acabou trocando “uma casa por um clipe de papel”.
“E o filho disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.” Lucas 15:21-24